Mensagem de Natal de 2020

Farol de Aveiro

Caros associados, familiares e amigos

Nesta data e nestes tempos difíceis, vem a ASPFA – Associação Socioprofissional dos Faroleiros por este meio, desejar a todos os associados, às suas famílias, e amigos um Feliz Natal e um bom, e melhor Ano de 2021.

Neste ano que está a findar, deveras exigente, quer a nível profissional, quer a nível familiar e social, é de salutar o esforço e competência que todos os associados e restantes faroleiros demonstraram nos diversos faróis, balizagens, e serviços da Direção de Faróis. É com agrado que verificamos, que até esta data não ocorreram casos de maior entre as nossas fileiras.

A ação da ASPFA também se viu limitada nas suas ações, especialmente no que a reuniões diz respeito. Numa primeira fase, e devido á pandemia covid-19, foram todas adiadas, mas depois e com alguma persistência nossa, conseguimos encetar de novo as reuniões com os Grupos Parlamentares, aonde estivemos presentes em audiências na Assembleia da República, e também via online, com os Grupos Parlamentares do partido Bloco de Esquerda, do partido Os Verdes, e do partido Chega.

Estão também em agendamento, e já “apalavradas” as audiências com o Grupo Parlamentar do PS e do PSD.

Estas audiências, servem para lhes apresentar a nossa associação, discutir, expor, e fornecer documentação sobre a condição em que a nossa profissão se encontra desde há décadas a esta parte. Sendo os muitos os assuntos debatidos, como o sócio deve facilmente depreender, e o tempo curto, ainda assim temos a certeza de que as audiências se saldaram como positivas, estando abertas as portas a futuras reuniões e esclarecimentos, de parte a parte.

Ainda neste campo, também apresentamos alguns destes pontos, à Provedora de Justiça, sendo que o processo foi recebido e estão a decorrer os tramites necessários, levados pelo gabinete da provedoria. Aguardamos respostas e esclarecimentos nos próximos meses.

Também, e dentro do possível, e como já o referimos em anteriores comunicados e em Assembleia Geral, encetamos diversos pedidos de esclarecimentos ao Sr. Almirante CEMA, sobre diversos assuntos, como por exemplo fardamentos, Suplementos, e outros…

Quanto à vertente cultural, e também como já devem ter conhecimento, encetamos um programa cultural e social diverso, englobado num protocolo com a Câmara Municipal de Lagoa, o qual devido aos adiamentos resultantes dos diversos Estados de Emergência, irá ser devidamente assinado no dia 16 de janeiro. Este programa cultural que tem como pano de fundo os 100 anos do Farol de Alfanzina, irá se estender por todo o ano de 2021.

Temos também já outros projetos em andamento para 2021, sendo que o da Recolha de Lixo Marinho no Arquipélago das Berlengas é o que está em fase de conclusão, e irá ao que tudo indica decorrer no primeiro semestre de 2021.

O outro projeto, que lançamos recentemente as bases é o do Dia do faroleiro. Este será sem dúvida o projeto sociocultural a que vamos dar mais impulso e tentar concretizá-lo em 2021, para que em 1 de fevereiro de 2021, celebremos os 263 anos da nossa profissão.

Já participamos e com sucesso, este ano num projeto cultural, o Bluefest, e poderão acompanhar e saber mais informações na página do nosso site.

Estamos também a iniciar o estudo e a preparar outros documentos e exposições que serão depois enviados a outras entidades, como por exemplo o documento que iremos elaborar e fundamentar sobre a nossa especialização, formação e equivalências.

Haveria mais para referir nesta carta, mas o caro associado decerto sabe que poderá obter mais informações e até participar nos nossos trabalhos, bastando para tal nos enviar um e-mail ou contactar diretamente, á semelhança que outros associados já o fizeram.

Deixo aqui, e em nome desta vasta e empenhada equipa, um desejo a todos de umas boas festas, sempre com especial atenção a todos os que nesta época festiva prestam e garantem o serviço nos faróis, balizagens e centrais de faróis ao longo da nossa extensa costa e ilhas, para que a luz nunca se apague, e forneça a segurança necessária de quem por nós navega.

Boas Festas!

Os melhores cumprimentos

Jorge Estêvão

Presidente da Direção Nacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *