A 24 de maio a ASPFA cumpre o 3º Aniversário

Exmo. Sócio da ASPFA

A ASPFA – Associação Socioprofissional dos Faroleiros, comemora hoje, dia 24 de maio, o seu 3º Aniversário, e em nome da Direção Nacional, e restantes Órgãos Sociais, endereçamos os nossos cumprimentos a todos os associados e suas famílias, pois é com o vosso apoio que continuamos a lutar pela dignificação da nossa classe profissional.

Completamos mais um ano exigente, muito devendo-se ao panorama pandémico nacional que todos temos vivido. Mas com a chegada da vacinação a todos os cidadãos, afiguram-se tempos de recomeço, e de um renovar da estabilidade a nível social, profissional e económico.

Apesar dos sucessivos confinamentos, a que todos estivemos sujeitos até recentemente, a ASPFA continuou o seu rumo, desenvolvendo muito trabalho com o estabelecimento de novos contactos, elaboração, e envio de documentos a todas as entidades, onde neles fundamentamos e expomos os nossos problemas laborais.

Esta comunicação, por nós enviada, foi transversal a todas as entidades, desde ao Sr. Presidente da República, Governo, Marinha, Provedoria de Justiça, Grupos Parlamentares, Partidos Políticos, entre outros.

O ponto máximo das nossas reivindicações é a obtenção de um Estatuto Profissional próprio, e que o mesmo seja bem enquadrado para a nossa profissão de Faroleiro. Mas, fomos um pouco mais longe e lançamos uma campanha online de recolha de assinaturas intitulada “Petição Pública de um Estatuto Profissional para o Quadro de Pessoal Militarizado da Marinha” (Link), sendo mais abrangente a todos os militarizados, pretende-se que quando chegados ao patamar de assinaturas exigido por lei, sejamos chamados ao Parlamento para debater o assunto, pois sendo nós os promotores da iniciativa, seremos nós (ASPFA), os convocados.

Este objetivo será facilmente alcançado com a ajuda de todos nós, famílias e amigos, para tal, basta divulgar, e enviar aos vossos contactos, este endereço da petição online: https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=ASPFA-Estatuto, ou recolher as assinaturas manualmente, com o formulário que enviamos em anexo.

Da mesma forma, potenciamos a vertente cultural da nossa associação com diversas iniciativas para assim melhor divulgar o que representamos e o que fazemos, junto das mais variadas instituições, público e os media. Assim, a nossa palavra passará para a sociedade em geral, de modo a alcançar o objetivo final, que é melhores condições laborais para a nossa profissão.

Nesta vertente firmamos um protocolo de parceria com a Camara Municipal de Lagoa, na celebração do Centenário do farol de Alfanzina, cujo programa irá decorrer durante o ano de 2021, e ao qual apelamos á vossa participação.

Também lançamos uma iniciativa online, intitulada de o “Dia da Faroleiro” (Link), na qual pretendemos que seja criado no dia 1 de fevereiro, o dia de comemoração da nossa profissão. Da mesma forma da outra iniciativa acima referida, este objetivo será alcançado com a ajuda de todos nós, famílias e amigos, bastando para tal, divulgar este endereço junto dos vossos contactos, da plataforma da internet Petição Pública: https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT104718, ou também por meio manual com o formulário, que enviamos em anexo.

Estando ainda na fase das reuniões com os Grupos Parlamentares, e na obtenção de respostas às missivas por nós enviadas, às mais diversas entidades, é chegado o tempo de rumar a outro tipo de iniciativa, sendo esta mais incisiva, e indo mais diretamente ao “cerne da questão”.

Contamos apresentar aos associados, as soluções possíveis na próxima Assembleia Geral, de modo que todos possamos decidir o rumo e o futuro a seguir, com vista a uma solução digna, e justa para o exercício da nossa profissão nos anos vindouros.

Certos de que contamos com o vosso apoio, para os desafios que teremos de enfrentar, e que juntos alcançaremos o que há muito nos é devido.

Para que a luz nunca se apague! Tenham um excelente dia da ASPFA.

Atenciosamente nos subscrevemos.

O Presidente da Direção Nacional

Jorge Estêvão

Lagoa, 24 de maio de 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *