No âmbito do Centenário do Farol de Alfanzina, com uma magnífica colaboração entre a nossa Associação e a Câmara Municipal de Lagoa, nasce assim esta memória coletiva que é a Exposição referente ao Farol e Faroleiros de Alfanzina.
Até ao próximo dia 5 de dezembro, na sala de exposições temporárias do Centro Cultural Convento de São José, em Lagoa, pode ser vista a exposição comemorativa do centenário do farol de Alfanzina – “Farol de Alfanzina (Carvoeiro, Lagoa) – Um século a alumiar a costa”. A exposição traça um périplo pelos 100 anos do farol implantado ao largo de Carvoeiro, explicando a importância funcional e histórica dos faróis e da profissão de faroleiro.
De entre o diverso espólio patente, contam-se novas incorporações, como a maquete da proposta de reabilitação e valorização do Farol, da autoria de Beatriz Guerreiro, ou o modelo de um dos uniformes usados pelos faroleiros.
Tem entrada livre e pode ser vista entre 7 de setembro e 5 de dezembro de 2022 na sala de exposições temporárias “Manuel Gamboa” do Centro Cultural Convento de S. José, em Lagoa, no horário de funcionamento daquele equipamento, nomeadamente de terça-feira a sábado das 09h30 às 12h30 e/ou 14h00 às 17h30.