Comunicado de Natal aos Sócios

Decorreu ontem, dia 13 de Dezembro, a última reunião do ano, da Direção Nacional da ASPFA – Associação Socioprofissional dos Faroleiros. Nela, foi feita a análise do trabalho associativo do ano de 2023 e foram decididas as linhas gerais do plano de trabalho para 2024.

A Direcção Nacional da ASPFA vê com amargura, mais um ano a findar. Mais um ano que passa e em que os problemas dos faroleiros se agravam; muito devido à ineficácia da Marinha e do Governo para resolver a “questão militarizada”, embora tenhamos feito tudo ao nosso alcance para contribuir para a solução das questões que nos preocupam (quase todas, aliás, transversais às preocupações do restante quadro do QPMM – Quadro do Pessoal Militarizado da Marinha).

Constatando que os métodos por nós usados não ofereciam os resultados esperados (ou qualquer resultado), a Direção Nacional da ASPFA, os seus Corpos Sociais e os seus Associados, decidiram avançar para a barra dos tribunais, esperando que seja pela justiça que se resolva o que há muito se deveria ter resolvido pelos “moldes políticos”.

A ASPFA não exclui a via do diálogo, reconhecendo ser esta a grande construtora de pontes entre quem administra e quem é administrado.

Os Corpos Sociais da ASPFA esperam que os Associados, suas famílias e os amigos da nossa Associação, todos sejam presenteados com uma excelente Quadra Festiva e que 2024 seja muito melhor do que o ano que o antecedeu.

Lagoa, 14 de Dezembro de 2023

A Direção Nacional da ASPFA